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acelga

Acelga – vitamina K

A acelga é importante fonte de vitamina K, que tem participação essencial nos processos de coagulação sanguínea. Possui também boas quantidades de retinol, que fortalece o sistema imunológico, além de sais minerais, fibras e ácido fólico, que tem papel fundamental no sistema nervoso.

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Abóbora

O carotenoide é um pigmento natural que confere cor a algumas espécies vegetais – no organismo ele se converte em vitamina A.
No caso da abóbora, quando submetida ao cozimento por tempo e temperatura ideais, os carotenoides são mais bem absorvidos.

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Abóbora – vitamina A

A abóbora, com sua cor amarelo-alaranjada, é uma excelente fonte de vitamina A e betacaroteno, podendo atender de 60% a 70% das exigências dessa vitamina se for servida em duas refeições diárias, sem mencionar os conteúdos expressivos de antioxidantes. Contém ainda boas quantidades de potássio e cálcio.

Salsinha

Mascar folha de salsa

Mascar folhas de salsa, durante alguns minutos, é uma boa solução caseira para o mau hálito. Isso porque ela possui clorofila e ação bactericida, que remove o mau cheiro e reduz o número de bactérias da boca.

Salsinha

Salsinha

A salsinha é fonte de antioxidantes, que protegem as células contra os radicais livres, e tem inúmeras propriedades benéficas ao organismo – dentre elas podemos destacar sua ação diurética, laxante e carminativa. Possui vitaminas A, C, K e as do complexo B, sendo também rica em cálcio, mineral que tem papel fundamental na manutenção dos ossos e dentes.

rucula

Rúcula

A rúcula, além de ser reconhecida pelo seu sabor intenso, possui pouquíssimas calorias, além de vitaminas e minerais benéficos para a saúde. Seu efeito antioxidante se dá pela presença de vitaminas como A e C, além de também ser excelente fonte de vitamina K, que tem papel fundamental na formação proteica e mecanismos de coagulação. Nos últimos anos, esse vegetal tem sido reconhecido como uma fonte importante de agentes quimiopreventivos.

couve

Couve manteiga

O consumo de couve manteiga na forma crua pode auxiliar nos processos de emagrecimento pois, quando submetida ao calor, suas fibras são abrandadas. Estas são fundamentais no processo de saciedade.

couve

Couve manteiga

Cálcio, sódio, potássio, magnésio, fibras e vitaminas A, C e K são os nutrientes encontrados em maior quantidade na couve manteiga. O magnésio, em especial, auxilia no relaxamento muscular, melhorando a tensão. Esse nutriente auxilia na formação de serotonina, que é um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar. E o melhor, por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, é ótima para auxiliar nos processos digestivos, evitando constipação intestinal.

cheiroverde

Cheiro verde

Sem dúvida, o famoso “cheiro verde” é uma das combinações de ervas mais utilizadas na culinária, conferindo aroma e sabor às preparações. O curioso é que seus aromas não suportam calor prolongado, portanto, não deve fazer parte do cozimento, a fim de distinguir sua fragrância. Acrescente ao término do preparo.

cheiroverde

Cheiro verde

A combinação da cebolinha e salsinha, o conhecido cheiro verde, resulta em um mix de vitaminas e sais minerais. Com efeitos benéficos para a saúde, principalmente diurético, melhora o funcionamento dos rins e, consequentemente, auxilia o organismo a não reter líquidos.